terça-feira, 26 de março de 2013

Jeremias x Hananias - uma disputa atual.



Começarei lamentando a visão de Hananias, mas celebro pois ainda há Jeremias.

Estou indignado com o movimento das marés da religião no meu país.

Aborrecido com a tendência atual de muitas músicas cantadas nas igrejas cristãs, que mais fazem valorizar os nossos interesses consumo do que prestar culto de adoração a Deus.

e Pasmo com a transformação que as "estratégias de mercado" produzem ao infiltrar-se no modus operandi de muitas igrejas cristãs, sim, ações mercadológicas pois olham para o membro como cliente e procuram oferecer a ele o que ele deseja. Afinal de contas neste modelo de gestão quem dá a última palavra é o cliente. Isto é uma aberração.

Como disse Jesus "*[[Lc 6:39]] . . .Pode, porventura, um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova?"

Precisamos sim do dom perfeito que vem do alto, conforme disse Tiago.
*[[Tg 1:16-17] "Não erreis, meus amados irmãos.
v 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação"

Está na hora de entendermos que não estamos aqui por muito tempo, nem estamos aqui para satisfazer os interesses dos ídolos do nosso coração (leia o livro - ídolos do coração de David Powlison  http://pt.scribd.com/doc/4770469/IDOLOS-DO-CORACAO-E-FEIRA-DAS-VAIDADES-David-Powlison).

Estamos vivendo algo similar a história interessante, escrita em Jeremias 28 (se tiver tempo, leia este capíulo).

Vemos ali um momento onde havia um grande medo em todos, pois a cidade onde moravam (Jerusalém), estava cercada pelo exército inimigo (babilônicos), todos queriam ouvir uma palavra de ânimo.

Surge neste cenário um homem, que se diz porta-voz de Deus e declara que ". . .Assim diz o Senhor. . .irei tirar vocês de debaixo do domínio de Nabucodonozor. . .trarei de voltas as peças que ele levou. . ." enfim, esse Hananias criou uma grande expectativa em todos de que tudo iria dar certo.

Obviamente é muito bom nos animarmos. Mas é bom fazer isso baseado na razão certa.

Jeremias porém, respondeu a Hananias, ". . .vários profetas antes de mim e de você, disseram que viria um tempo de Guerra. Eu também gostaria que houvesse paz, mas numa situação destas, somente saberemos se as suas palavras são mesmo vindas de Deus após se cumprirem. . ."

Fiquei pensando, mas será que faltou fé em Jeremias?

Nada disso. O fato era que Jeremias conhecia as escrituras (quando diz "vários profetas antes de mim e de voce disseram. . .") e Jeremias conhecia um pouco a Deus.

Não podemos nos guiar pelos interesses do momento nem colocar nossas expectativas em falsidades só porque elas soam bem.

O que fazer então?

Viver de mal humor? "com a boca cheia de dentes, esperando a morte chegar? ".

De maneira alguma, mas vamos nos aproximar de Deus e conhecê-lo mais. Cientes de que somos forasteiros por aqui.

Mas Reinaldo, e esta situação que estou vivendo terá solução?

A grande questão é mais ampla que esta, precisamos olhar mais distante e ver que temos uma grande esperança lá no futuro.

Vamos lembrar do que disse Jesus " 1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. 3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também."

Em outras palavras, não sabemos exatamente qual será nosso futuro em curto-prazo, mas em longo prazo (que pode ser mais rápido do que pensamos), o nosso destino está garantido, seja esta nossa alegria, seja essa a nossa esperança.

Cristo voltará, assim disseram muitos homens de Deus, antes de mim e de você, por enquanto, falemos dele às pessoas, sejamos testemunhas. . .onde estivermos...esta é nossa missão.

Livro De Atos 1:6-11
6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? 7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. 8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. 9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, 11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.


Se Você entende esta profundidade acesse o Hino Harpa Crista 276  e cante, pois você tem motivos, és um(a) vitorioso(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com suas idéias, opiniões, elogios ou críticas. Um abração.

REinaldo Santos
reinaldobarueri@gmail.com