terça-feira, 13 de maio de 2014

Cristão Injustiçado e impotente diante dela (da injustiça), o que fazer ?

Durante muitos anos na história da Igreja Cristã, sabemos que muitos crentes foram perseguidos, alguns torturados, queimados, lançados na cova dos Leões.


Um deles, foi o famoso Bispo Policarpo, que foi discípulo direto do Apóstolo João.

Encontrei a seguinte descrição sobre ele

“Policarpo - Um Mártir pela Verdade A maior contribuição de Policarpo ao Cristianismo talvez tenha sido a sua morte como mártir. Seu martírio se destaca como um dos eventos mais bem documentados da Antiguidade. Os imperadores de Roma tinham desencadeado ataques cruéis contra os Cristãos durante este período, e os membros da igreja primitiva registraram muitas das perseguições e mortes.

Policarpo foi preso sob a acusação de ser um Cristão - um membro de uma seita politicamente perigosa, cujo crescimento rápido precisava ser interrompido. Em meio a uma multidão enfurecida, o procônsul romano teve pena de um homem tão velho e gentil e insistiu que Policarpo clamasse: "César é Senhor".

 Se apenas Policarpo fizesse esta declaração e oferecesse uma pitada de incenso à estátua de César, ele escaparia da tortura e da morte. A esta proposta Policarpo respondeu: "Por oitenta e seis anos tenho servido a Cristo, e Ele nunca me fez nada de errado. Como posso blasfemar contra meu Rei que me salvou?" Firme em sua posição por Cristo, Policarpo se recusou a comprometer suas crenças e, portanto, foi queimado vivo na fogueira. –
Texto extraído de: http://www.allaboutreligion.org/portuguese/policarpo.htm#sthash.dsqq0Y0H.dpuf

            Sem dúvida este tipo de perseguição que termina em um verdadeiro martírio, salta aos olhos de todos.

            Tiago, irmão de Jesus, também escreveu uma carta destinada aos irmãos que estavam sendo perseguidos nos seus dias, conforme encontramos no texto no capítulo 1:

1 Eu, Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro.
2 Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições.
3 Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança.
4 Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!


            Muitas perseguições aconteceram naqueles dias, algumas com final terrível, outras perseguições não desdobraram um cenário para ser publicado nos jornais, contudo todas elas de uma forma ou outra tinham algo em comum, que são as aflições.

            Tiago, a todos nós que sofre algum tipo de perseguição, seja no trabalho, na família, na sociedade, entre vizinhos, na escola...todos que estamos espalhados pelo mundo inteiro e sofremos aflições, somos destinatários destes versos.

            Os conselhos aqui pontuados são muito claros.
           
Durante as aflições, precisamos nos sentir felizes. Como assim ?

Felizes por saber que cada perseguição ao invés de nos destruir, poderá ser encarada por nós como uma oportunidade de desenvolvimento para nosso aperfeiçoamento.

É mais ou menos como as dores do atleta que sofre em seus músculos ao levantar pesos quando se exercita e este exercício visa o crescimento e o desenvolvimento.

Crescer dói.

Lembremo-nos do que disse Jesus, em João 15

18 Jesus continuou:
— Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro. 19Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês. 20Lembrem do que eu disse: “O empregado não é mais importante do que o patrão”. Se as pessoas que são do mundo me perseguiram, também perseguirão vocês; se elas obedeceram aos meus ensinamentos, também obedecerão aos ensinamentos de vocês.



Se sofremos estas perseguições no nosso dia-dia, entendamos que antes de nós outros também sofreram, mas felizes foram aqueles que tiraram destes coisas, oportunidade para seu crescimento, e tornaram-se mais maduros na fé, como nos ensinou Tiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com suas idéias, opiniões, elogios ou críticas. Um abração.

REinaldo Santos
reinaldobarueri@gmail.com