quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mas Eles não morreram ?

Quem não ficou espantado com a imensa Cratera que foi aberta na obra do Metro em São Paulo em Janeiro de 2007, nesta tragédia 7 pessoas perderam suas vidas e mais de duzentas pessoas perderam sua moradia.



Estive lendo a pouco sobre uma outra Cratera que não teve como origem o abalo do solo por uma obra de engenharia, mas foi consequência de um erro deliberado por três homens, de nomes não muito comuns para nós. Datã, Abirão e Corá.

Conta-nos a história bíblica :

Núm 16:1  Corá, teve o atrevimento de se revoltar contra Moisés. Ele se juntou com três homens que se chamavam Datã e Abirão.
Núm 16:2  E Corá também chamou mais duzentos e cinqüenta israelitas de fama, (líderes escolhidos pelo povo).
Núm 16:3  Eles foram juntos falar com Moisés e Arão e disseram: —Agora chega! Todo o povo pertence a Deus, o SENHOR. Cada um deles é de Deus, e o SENHOR está no meio deles. Então por que vocês querem mandar no povo de Deus?

Neste período Moisés estava conduzindo o povo, seguindo uma ordem que ele havia recebido de Deus...

No desenrolar desta história, Moisés argumentou com eles dizendo :
Núm 16:10  Deus deu a você e a todos os outros levitas esse privilégio (de realizar nobres serviços e serem pessoas importantes no meio do povo), e agora vocês estão querendo também ser sacerdotes?
Núm 16:11  Quando vocês reclamam contra Arão, na verdade é contra o SENHOR que você e os seus seguidores estão se revoltando.

E Eles muito desrespeitaram a Moisés e Arão, pensando que o serviço que eles faziam, o faziam por interesse próprio.

Assim...Deus disse para Moisés para afastar o povo de perto da casa de Datã, Abirão e Corá...

Núm 16:28  Então Moisés disse ao povo: —Eu vou dizer como vocês vão ficar sabendo que não fui eu quem resolveu fazer tudo isso. Fiz todas essas coisas porque o SENHOR mandou.
Núm 16:29  Se estes homens tiverem morte natural como todos os outros, sem nenhum castigo de Deus, então o SENHOR não me enviou.
Núm 16:30  Mas, se ele fizer acontecer alguma coisa fora do comum, e se a terra se abrir e engolir essa gente com tudo o que eles têm, e eles descerem vivos para o mundo dos mortos, vocês ficarão sabendo que estes homens rejeitaram o SENHOR.
Núm 16:31  E aconteceu que, assim que Moisés acabou de falar, a terra se abriu debaixo deles
Núm 16:32  e os engoliu com as suas famílias, junto com todos os seguidores de Corá e tudo o que eles tinham.
Núm 16:33  Assim, desceram vivos para o mundo dos mortos, eles e tudo o que possuíam. A terra os cobriu, e eles desapareceram.
Núm 16:34  Ao ouvirem os gritos deles, todos os israelitas que estavam ali saíram correndo e gritando: —A terra vai engolir a gente também!

Ao Ler este texto, vemos que morreram todos os familiares de todos eles, mas indo um pouco mais para frente, no capítulo 26.11, encontramos uma afirmação intrigante...

Núm 26:11  Mas os filhos de Corá não foram mortos

Assim, filhos de Corá deveriam ter sido mortos também, por causa do grande erro de seu pai.

Quando olho para coisas que já fiz, eu me sinto envergonhado, quão indigno e passível de desprezo eu fui e como os descendentes de Corá, talvez eu pudesse ser considerado digno de "morte", entenda morte como afastamento e separação.

Mas Deus não matou estes moços filhos de Corá, assim como Deus não me eliminou e também não eliminou você que está lendo.

Foi uma grande Cratera da vida que se abriu sob nossos pés, mas Deus nos manteve vivos.

Talvez para que hoje possamos reconhecer, que Ele é soberano e faz as coisas conforme deseja, hoje temos a oportunidade de olhar as coisas com simplicidade e agradecer pelas aparente mínimas movimentações e oportunidades que estão ao nosso derredor.

O olhar de um filho, o sorriso de um amigo, mais uma inspiração de ar, uma noite de sono.

Os descendentes de Corá, muitos anos depois, foram colocados para serem músicos no templo, ainda em forma de Tenda, na época do Rei Davi e neste período, escreveram um dos mais belos Salmos (84), que é um Salmo de quem se contenta com a Simplicidade e consegue enxergar a verdade da vida e ver Deus, assim comemora cada dia as mínimas coisas, mas acima de tudo, aprenderam a confiar em Deus.

Os filhos de Corá puderam realizar seu trabalho no templo, olhando para ele como um local de verdadeira adoração a Deus. Alguns olham para este Local com várias óticas distintas.

Uns o vêem como local para aparecer, outros para fazer amigos, outros para demonstrar sua capacidade intelectual, alguém até mesmo pode ir para os "tabernáculos" (local onde se presta culto a Deus) com interesse econômico, mas nós, os que ficamos vivos e escapamos da tragédia, encontramos ali, os altares de Adoração Verdadeira ao Deus Criador.`

Vamos Cantar juntos este Salmo, pois somos como os filhos de Corá.  Nós recebemos mais uma oportunidade.




Quão amáveis são os Teus tabernáculos,
Senhor dos Exércitos!
A minh'alma suspira e desfalece 
pelos Teus átrios!

O pardal encontrou casa, 
a andorinha ninho para si...
Eu encontrei Teus altares, 
Senhor Rei meu e Deus meu... 


Bem-aventurados aqueles que habitam 
em Tua casa...
Pois um só dia, Senhor, nos Teus átrios, 
vale mais que mil... 

Pois o Senhor é sol e escudo, 
dá graça e glória!
Não negará bem algum aos que vivem 
corretamente...


================SALMO 84 - Na Íntegra ===============
Slm 84:1  Quão amável são os teus tabernáculos, ó Senhor dos exércitos! 
Slm 84:2  A minha alma suspira! sim, desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. 
Slm 84:3  Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde crie os seus filhotes, junto aos teus altares, ó Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu. 
Slm 84:4  Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. 
Slm 84:5  Bem-aventurados os homens cuja força está em ti, em cujo coração os caminhos altos. 
Slm 84:6  Passando pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; e a primeira chuva o cobre de bênçãos. 
Slm 84:7  Vão sempre aumentando de força; cada um deles aparece perante Deus em Sião. 
Slm 84:8  Senhor Deus dos exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! 
Slm 84:9  Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. 
Slm 84:10  Porque vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da perversidade. 
Slm 84:11  Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. 
Slm 84:12  Ó Senhor dos exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. 

7 comentários:

Obrigado por contribuir com suas idéias, opiniões, elogios ou críticas. Um abração.

REinaldo Santos
reinaldobarueri@gmail.com