quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sou Rico, Sou Pobre...Sou Pobre, Sou Rico.

Em Janeiro de 2012 eu estive no Malawi na África Oriental, um dos lugares mais sofridos que visitei.


O Objetivo era de levar alguma "riqueza" (recurso financeiro) para a pobre igreja africana.

Lá, eles cultuam a Deus em igrejas  muito precárias, veja foto abaixo:




Em muitas de nossa andanças por ali, eu e o Pr.Nelson, visitamos vários povoados, locais onde falta alimento, saneamento e água.

Também participamos de vários cultos cristãos, e em muitos deles eu ouvi uma música (ritmo tem linguagem universal), e acabei aprendendo o ritmo, assim, me ficou impregnada aquela música.

E comecei a cantarolá-la no precário hotel onde estava hospedado na cidade de Nsanje no Sul do Malawi..

Uma das funcionárias me ouviu cantarolando na língua Chichewa (obviamente era a sonoridade que eu havia entendido), e ela começou a cantar comigo, aí veio outro funcionário e também cantou, e fizemos um coro e ficamos ali, no hotel, sem iluminação, estes funcionários, o Pr.Nelson e Eu, enquanto fazíamos um Miojo básico num fogão com gravetos no chão do lado de fora da hospedagem.  Foi muito marcante.



No dia seguinte, procurei os amigos dali, e queria saber o que dizia aquele música, ele me mostrou o hinário, eu tirei uma foto.


Ao chegar no Brasil, fui pesquisar que queria dizer aquela canção tão conhecida e cantada pelos vários Cristão do pobre Malawi.

Não achei nada em Português, mas encontrei uma versão de Jim Reeves da década de 70, que apresento abaixo com sua tradução, para entender o que é tão cantarolado pelos Cristãos africanos.



This world is not my home I'm just passing through
èEste mundo não é minha casa, eu estou só de passagem

My treasures are laid up somewhere beyond the blue
è Meus tesouros estão em algum lugar além do azul

The angels beckon me from heaven's open door
è Os anjos acenam-me de porta aberta do céu

And I can't feel at home in this world anymore
è E eu não posso mais sentir-me em casa neste mundo

------- REFRÃO ---------
Oh Lord you know I have no friend like you
è Oh Senhor, tu  sabes que eu não tenho outro amigo igual a ti

If heaven's not my home then Lord what will I do ?
è Se o céu não é a minha casa, então Senhor o que vou fazer ?

The angels beckon me from heaven's open door
è Os anjos acenam-me de porta aberta do céu

And I can't feel at home in this world anymore
è E eu não posso mais sentir-me em casa neste mundo
-----------------------------

I have a loving mother just over in Gloryland
è Eu tenho uma mãe amorosa, logo ali, na terra de glória

And I don't expect to stop until I shake her hand
è E eu não espero parar até que eu apertar sua mão

She's waiting now for me in heaven's open door
è Ela está esperando agora por mim na porta aberta do céu

And I can't feel at home in this world anymore
è E eu não posso sentir-se em casa neste mundo mais

Oh Lord you know... (volte para o REFRÃO)
è Oh Senhor, você sabe ...

Just over in Gloryland we'll live eternaly the saints on every hand are shouting victory
è Logo mais de na terra de Glórias,  viveremos eternamente, os santos por todos os lados estarão gritando Vitória !

Their songs of sweetest praise drift back from heaven's shore
è Seus cânticos de mais doce louvor, enchem todo o lugar.

And I can't feel at home in this world anymore
è E eu não posso sentir-se em casa neste mundo mais

Oh Lord you know...(volte para o REFRÃO)
è Oh Senhor, você sabe ...


Sempre que lembro deles, me vem a mente o texto que está escrito Apocalipse 3, onde Deus fala com um grupo de Cristãos (representado alí por Laodicéia) e confronta sua distorcida visão de mundo, pois via que nas posses estava a riqueza, transcrevo abaixo o texto, leia com calma.

Bíblia, Apocalipse 3.14 em diante....

14 “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva:
“Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus. 15 Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! 16 Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. 17 Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu.18 Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.
19 “Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. 20 Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Levei um puxão de orelhas diante disto tudo, percebi que Jesus estava do lado de fora das coisas que eu estava fazendo e minha vida cristã, visava mais satisfazer meus anseios de consumo do que outra coisa.

Mas ao ouvir, Jesus batendo a porta do meu coração, eu abri, e Ele entrou, e eu entendi...minha pobreza, minha nudez, minha cegueira.

Sabe de uma coisa ? 

Continuo cantando aquela canção até hoje...Que este mundo não é o meu Lugar.




2 comentários:

  1. Reinaldo, coisa boa é ter você como amigo e poder compartilhar esse texto maravilhoso. Simples, objetivo e principalmente VERDADEIRO. Obrigado. Valdomiro

    ResponderExcluir
  2. pastor e muito lindo tudo isso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com suas idéias, opiniões, elogios ou críticas. Um abração.

REinaldo Santos
reinaldobarueri@gmail.com